Blog

O que as empresas podem aprender com o sucesso do Vale do Silício?

O que as empresas podem aprender com o sucesso do Vale do Silício?

O Vale do Silício fica localizado na baía de São Francisco, sede das principais empresas de tecnologia do mundo. Existem alguns fatores que explicam como essa região se tornou o que é hoje. Alguns dos princípios podem ser usados em qualquer modelo de negócio e servem para dar o impulsionamento que sua empresa precisa. Veja:

1) Talentos qualificados

Grandes universidades como Stanford e University of California são fortes nos ramos de ciência e engenharia. Por ser próxima à região do Vale do Silício, uma ação empreendida por essas instituições ajudou a estabelecer parcerias com empresas privadas. O intuito? Dar experiência prática aos estudantes.

2) Criação de redes de financiamentos

Os empreendedores do Vale do Silício criaram diversas fontes de financiamento para dar vida às suas ideias: investidor anjo, dívida conversível, capital de risco e até financiamento coletivo.
A lição que se tira é: mesmo as melhores ideias podem perder força. Por isso, não confie apenas em uma única fonte de receita para seus projetos, procure diversas formas de financiamento e tenha a certeza de que sua equipe tem a mesma visão de inovação e crescimento.

3) Cultura organizacional a serviço de um propósito

Os empreendedores do Vale do Silício estão muito mais focados em mudar o mundo através de novas descobertas tecnológicas do que ganhar dinheiro. Para criar uma cultura organizacional deste nível, eles procuram trabalhar com profissionais que compartilham desta mesma paixão e interesse, através de parcerias com empresas que tenham visão semelhante. Do estagiário ao CEO, a meta de construir um propósito estabelece um foco ao negócio.

4) Espírito colaborativo e inovação

Cada vez mais profissionais sentem-se atraídos pelo Vale Silício. Grande parte desse entusiasmo deve-se a fama do lugar de inovação e espírito colaborativo. Com isso, surge a formação de banco de talentos e boas oportunidades para que pessoas com interesses em comum troquem conhecimento técnico e ideias. Por isso, procurar por empresas e colaboradores com ideias semelhantes traz grandes benefícios e novas maneiras de se pensar.

É fato, para ser um empreendedor de sucesso é preciso ter coragem para tentar algo novo, caso contrário, outra pessoa irá fazê-lo.

Gostou das dicas? Conte para gente qual delas vai colocar em prática na sua empresa!

Acompanhe-nos também nas redes sociais:
Facebook – www.facebook.com/AgenciaB5/
Instagram – @agenciab5
Blog – www.agenciab5.com/blog/
LinkedIn – http://bit.ly/LinkedInB5