Blog

5 características chave para um logotipo de sucesso

6

Preceitos básicos no desenvolvimento de um logo realmente eficaz

Quando pensamos em uma grande marca o que costuma vir primeiro à cabeça? O logotipo que a representa ou o seu nome?

Em geral a maior parte das pessoas escolheria a primeira alternativa para responder a essa questão, e isso não ocorre por acaso. O logotipo corresponde a assinatura de qualquer empresa, sendo capaz de traduzir visualmente a sua essência. É através dele que o público sente identificação por uma marca.

Além disso, quando um logo é feito com o devido capricho e cuidado ele será um verdadeiro diferencial em meio a concorrência, pois transmitirá a credibilidade e o profissionalismo desejados dentro do mercado.

Tanto trabalho acaba sendo recompensado mais à frente, é claro. Essa atenção e investimento especiais na identidade visual de uma marca traz a longo prazo mais reconhecimento e confiança para um negócio, fatores fundamentais para uma lucratividade ainda maior.

Quais seriam então os preceitos fundamentais para a criação de um logo de sucesso? Abaixo listamos as cinco características que não devem faltar durante o desenvolvimento de um logotipo realmente diferenciado.

6

Simplicidade é o caminho

A principal proposta de um logotipo é sintetizar a mensagem de uma empresa em um símbolo único, que qualquer pessoa independente de sua experiência possa compreender com bastante facilidade. Um logo muito rebuscado pode até ser visualmente interessante, mas se o grande público não captar o que ele quer dizer ele se torna pouco eficaz.

O ideal, portanto, é que o logotipo seja sempre o mais simples possível. Isso não é demérito nenhum, até porque dentro da simplicidade pode haver bastante inteligência e complexidade.

Veja, por exemplo, o logo da FedEx (empresa americana de correios). O designer Lindon Leader criou aqui um símbolo que parece se limitar a comunicar o nome da marca com elegância, mas se formos atentos perceberemos que as letras “E” e “x” formam uma seta, comunicando de forma muito sutil um conceito importante para a marca.

 1000px-FedEx_Express.svg

Crie algo realmente memorável

Um logotipo não é funcional de verdade se não for lembrado constantemente por aqueles que com ele tiverem contato. Fazer parte da memória ativa das pessoas é fundamental para que a marca que por ele é representada também o seja.

Vale a pena buscar traços simplificados e um esquema de cores básico, mas atraente. Se colocarmos informações demais em um logo estaremos dificultando a sua memorização, então não é recomendável seguir por esse caminho.

Um bom exemplo dessa característica é o famoso logo do McDonald’s. Alguma dúvida de que esses aros dourados nesse fundo vermelho são absolutamente inesquecíveis e de que isso é altamente rentável para a empresa?

Mcdonalds-logo-old

É preciso ser atemporal

A palavra-chave aqui é longevidade. Um logo não deve estar sujeito as constantes transformações das tendências. Ele tem que durar, de preferência por muito, muito tempo. Ou seja, o ideal é que um símbolo criado hoje ainda seja eficaz nas próximas três, quatro, cinco décadas.

Não mudamos de nome constantemente, então uma empresa também não deve mudar frequentemente a sua identidade, correto? Afinal, essa manobra só traz prejuízos para os negócios: dificulta a memorização do logo e consequentemente da marca, além de não ser nada prática e nem econômica.

Vale a pena observar a variação dos logos da Coca Cola e da Pepsi ao longo dos anos. Se compararmos vamos notar que a marca que menos mudou de cara é a mais bem sucedida atualmente.

coke_pepsi_chart_revised

Valorize a versatilidade

O melhor logotipo é aquele que pode ser mais facilmente aplicado em diferentes meios. Não import se ele vai estar em uma página de Facebook, em um cartaz ou em carro: independentemente do lugar em que o logo estiver ele deve ser extremamente eficaz.

Essa flexibilidade pode ser testada a partir das seguintes questões: o logo tem a sua leitura prejudicada quando…

  • É impresso em uma única cor?
  • É colocado em um selo postal?
  • É colocado em um enorme outdoor?
  • É impresso em cores contrárias?

As cores são um capítulo à parte, aliás. Muitos especialistas da área recomendam que a criação do logo seja feita inicialmente usando apenas preto e branco, para garantir que o foco maior seja dado ao seu conceito e a sua forma. Também vale ressaltar que fazer um logotipo com um grande número de cores não costuma valer muito a pena, já que as impressões acabarão saindo ainda mais caras para a empresa.

 

Busque adequação 

Ao contrário do que muitos podem pensar um logo não precisa descrever o que a empresa faz, mas é fundamental que ele seja apropriado, ou seja, é preciso que ele se encaixe em seu propósito.

Por exemplo, se a proposta é criar um logotipo para um varejo infantil espera-se que a fonte remeta a esse universo, assim como as cores, que devem ser mais alegres. O oposto deve ocorrer no caso de um consultório médico ou de um escritório de advocacia.

Um logo extremamente apropriado ao seu objetivo é sem sombra de dúvidas o da Disney. Veja abaixo!

Walt-Disney-Logo