Blog

O que é o Modelo Canvas e como isso pode ajudar no seu negócio?

O que é o Modelo Canvas e como isso pode ajudar no seu negócio?
O Modelo Canvas ou Business Model Canvas, criado por Alexander Osterwalder, um consultor suíço, nada mais é do que um modelo de negócios que revolucionou a maneira como empreendedores podem gerir o planejamento do seu negócio. Esse modelo permite que o projeto seja visualizado por inteiro em uma única página, ou seja, o Canvas veio para facilitar o planejamento estratégico.

Para que/quem serve o Canvas?

Para quem quer mudar os rumos da sua empresa, se há algum produto novo para ser lançado, se está precisando diferenciar a sua marca no mercado, ou simplesmente deseja tirar a sua ideia de negócio do imaginário e começar a transformá-la em real. O Canvas pode ajudar a segmentar seu público-alvo, analisar custos, procurar as melhores parcerias, entre muitas outras possibilidades que o quadro pode indicar.

Como funciona?

O Canvas se propõe em uma tela que se divide em nove campos e, depois de completos, esses campos ficam acessíveis aos integrantes da equipe envolvida. De uma maneira bem democrática e fácil de entender, a partir disso é possível criar as estratégias pertinentes.

O Modelo Canvas se divide em nove blocos: proposta de valor, segmentos de clientes, canais, relacionamento, atividades-chave, recursos-chave, parcerias-chave, fontes de receita, estrutura de custos. Para completá-los, é possível usar papéis, post-its, canetas e tudo que crie uma sensação de materialização da ideia. Colocar as mãos na massa ajuda a visualizar melhor o que está sendo planejado. Com os nove blocos preenchidos, é muito mais fácil traçar planos e estratégia, é um mergulho simples e fácil no seu negócio.

Para alavancar a comunicação da sua empresa, entre em contato com a Agência B5: http://bit.ly/contato-B5

Siga-nos nas redes sociais:
Facebook – www.facebook.com/AgenciaB5/
Instagram – @agenciab5
Blog – www.agenciab5.com/blog/
LinkedIn – http://bit.ly/LinkedInB5