Blog

Facebook atualiza o algoritmo para limitar ainda mais o alcance de Clickbait

Facebook atualiza o algoritmo para limitar ainda mais o alcance de Clickbait

 

Recentemente foi anunciado que o Facebook está implementando uma atualização em seu Feed de Notícias com a intenção de reduzir mais ainda o alcance e disseminação de Clickbait em suas páginas.

Antes de tudo é importante explicarmos o que seria Clickbait e por que a plataforma quer diminuir sua ação. Pois bem, trata-se de uma forma de marketing usada para despertar a atenção do leitor e instigá-lo a clicar na página mencionada para sanar sua curiosidade.

A estratégia funciona a partir do uso de manchetes sensacionalistas que conferem a notícia uma atração subliminar. Tal método é usado geralmente por páginas com conteúdos pouco interessantes ou já muitas vezes tratado, fazendo com que somente assim os usuários das redes sintam-se tentados a clicar.

A empresa, desde sua concepção em 2013, busca eliminar clickbait e demais materiais de baixa qualidade. Em 2014, foi lançada uma atualização que analisava o tempo que às pessoas permaneciam na página que o clickbait as havia direcionado. Em 2016 houve um avanço em seus esforços e milhares de manchetes clickbait foram detectadas.

A mais nova atualização, portanto, insere considerações adicionais ao trabalho que já vem sendo realizado. Veja algumas novidades que passam a vigorar a partir de agora:

– O Facebook focará no nível de publicações e em postagens indivisuais, para que sua ação de reduzir clickbait seja ainda mais eficaz.

– A rede social implantou um sistema que consegue determinar se um título retém informações ou exagera nos detalhes, que são as duas formas mais comuns de conteúdo clickbait;

– O novo ataque do clickbait do Facebook também poderá detectar e reduzir o alcance do conteúdo mesmo que este esteja em outras línguas, concentrando sua atenção ao inglês, alemão, árabe, espanhol, francês, português, italiano, tailandês, vietnamita e chinês, uma vez que elas são as mais usadas em todo o mundo.

A regra basicamente é ser honesto e fornecer valor real com o seu conteúdo, desta forma há uma maior propensão a conseguir melhores resultados, manter-se presente na plataforma do Facebook e alcançar a liderança frente a concorrência com suas postagens.

Acompanhe-nos também nas redes sociais:

Facebook – www.facebook.com/AgenciaB5/
Instagram – @agenciab5
Blog – www.agenciab5.com/blog/
LinkedIn – http://bit.ly/LinkedInB5
Medium – https://medium.com/@agenciab5