Blog

5 métricas das mídias sociais essenciais para o sucesso dos negócios

5 métricas das mídias sociais essenciais para o sucesso dos negócios

O marketing nas mídias sociais é uma forma eficaz e econômica de inserir a marca frente ao segmento a que se destina. Porém, muitas marcas ainda não enxergaram a melhor forma de medir seu impacto. Mesmo que não haja uma classificação geral de importância de cada métrica, existem cinco principais, referentes a mídias sociais, que ajudarão qualquer empreendedor a entender se seu negócio está ou não indo pelo caminho certo. Confira quais são abaixo:

  1. Aumento de seguidores

Estar por dentro da quantidade de seguidores que a página tem é uma ótima forma de computar se o negócio tem prosperado. No entanto, é muito importante que tal crescimento se dê com base na atração de um público direcionado e segmentado, impedindo assim, que entre na conta de leads que não se converterão em consumidores.

  1. Alcance

Alcance é uma métrica extremamente importante, pois somente mensurando a quantidade de pessoas que estão vendo o conteúdo é que será possível ter noção do engajamento que o conteúdo gera. Os feeds de notícias utilizam algoritmos que possibilitam determinar quem vê o conteúdo, de modo que uma queda rápida dessas métricas de visibilidade pode indicar que seu conteúdo não se encaixa bem com os algoritmos e, portanto, com o que as pessoas estão respondendo.

  1. Engajamento

Os engajamentos são provavelmente a métrica mais rastreada para o marketing das redes sociais, porém, é importante não usá-los como indicadores de sucesso geral. Deve haver um equilíbrio entre o engajamento e outras métricas para realmente saber se sua estratégia de conteúdo é atraente para o segmento determinado, gerando benefícios comerciais para a marca.

  1. Visitas ao site

As visitas ao site vão ser úteis para identificar se a estratégia usada nas redes sociais está aumentando e retendo os usuários. Trata-se de uma métrica muito importante para que haja consciência sobre a forma de atuação escolhida e análise sobre o encaixe entre ela e os demais esforços de marketing digital.

  1. Conversões

Medir as conversões das mídias sociais é sumário. Atualmente, o Google Analytics mede as conversões do último clique, o que significa que a fonte de tráfego que causou imediatamente a conversão obtém o crédito. Portanto, as páginas de redes sociais geralmente recebem menos crédito do que deveriam a partir das conversões.

Monitorando essas cinco métricas, em pouco tempo já será possível começar a ver como o marketing de mídia social gera resultados comerciais para sua marca.

Você sabia que a Agência B5 é especialista em estratégias de marketing no mundo digital? Nossa missão é oferecer soluções criativas de comunicação que gerem os melhores resultados para os nossos clientes. Fale com a gente: [email protected]

Acompanhe-nos também nas redes sociais:

Facebook – www.facebook.com/AgenciaB5/
Instagram – @agenciab5
Blog – www.agenciab5.com/blog/
LinkedIn – http://bit.ly/LinkedInB5
Medium – https://medium.com/@agenciab5